segunda-feira, 14 de outubro de 2013

5 (cinco) dicas para fotografar paisagens

     Talvez você pense que as melhores fotografias de paisagens são sempre as feitas em lugares majestosos e espetaculares. Comum engano. Sua cidade pode possuir paisagens que rendem imagens tão majestosas e espetaculares quanto às que você mais admira. Não digo que o local a ser fotografado não tem importância. Pelo contrário. O local é o objeto principal da imagem, mas a maneira como é observado faz toda a diferença. Isso pode transformar um lugar aparentemente sem graça em um lugar interessantíssimo. Por isso, separei cinco dicas que vão lhe ajudar a fazer essa transformação.

Dica nº 1: DEFINA A PROPOSTA DA IMAGEM: Definir a proposta da imagem determinará a maneira como o fotógrafo deverá enxergar a paisagem a ser fotografada ou o efeito que deverá usar no momento ou posteriormente. É expor na imagem o que o motivou a fotografar a cena, definindo o sentimento que irá passar a quem visualizar a foto.

Dica nº 2: ESTEJA ATENTO AO HORÁRIO: Os extremos do dia (início da manhã e final da tarde) são os horários mais apreciados pelos fotógrafos, pois, nesses horários, o posicionamento do sol confere ao céu um belo colorido, permitindo ao fotógrafo jogar com as cores do céu e do resto do ambiente e brincar com as silhuetas.

                        

Dica nº 3: APROVEITE A LUZ DO SOL: A luz do sol é tão importante para a fotografia que é muito comum ouvir no meio fotográfico que "fotografia é luz". Tem muito de verdade nisso. E por melhor que seja o flash, não há luz melhor que a luz natural do sol.

Dica nº 4: OBEDEÇA A REGRA DOS TERÇOS: a regra dos terços deixará sua imagem mais sofisticada. Imagine o visor da câmera tracejado em 9 (nove) partes iguais, como um jogo da velha (algumas câmeras já trazem essa possibilidade). Os principais pontos da imagem devem se posicionar nas interseções das linhas. As linhas propriamente ditas podem dividir partes da cena, como solo, dunas e céu, por exemplo.

                        

                        

Dica nº 5: FOTOGRAFE BASTANTE: Na minha opinião, essa é a regra de ouro da fotografia. E ela serve pra qualquer tipo de fotografia, seja esportiva, urbana, documental, infantil, etc. É treinando que se vivencia as várias situações que vão moldar suas habilidades fotográficas. Não há como fotografar bem apenas lendo livros sobre o assunto. Na fotografia, tanto quanto em outros segmentos profissionais, a prática é tão importante quanto a teoria. Então, pegue sua câmera e mãos à obra. 



2 comentários:

Obrigado pelo seu comentário.