quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Trabalho fotográfico mostra efeitos do uso de agrotóxicos na Argentina

     Segundo o Ministério da Agricultura da Argentina, a pulverização com agrotóxicos no país aumentou cerca de 9 vezes desde 1990. Apesar da vigência de várias leis reguladoras do uso de pesticidas, o descaso das autoridades faz com que essas normas sejam violadas e a população sofra as consequências. Veja as imagens publicadas no site The Big Picture.


  Embalagens vazias de agrotóxicos descartadas em um centro de reciclagem em Quimili, Santiago del Estero, Argentina.


    Crianças brincando próximo a uma plantação de soja em Avia Terai, província do Chaco, Argentina.


   Camila Veron, 2 anos, nasceu com problemas nos órgãos e deficiência grave. Segundo os médicos, a exposição da mãe de Camila a agrotóxicos pode ter desencadeado os problemas ainda durante a gestação.


   Érika e Macarena, irmãs gêmeas que sofrem de doenças respiratórias crônicas, brincam em seu quintal, próximo a embalagens de agrotóxicos cheias de água, utilizada para lavar roupas, banheiro e alimentar frangos.


  Cartaz de protesto contra a multinacional Monsanto, dirigido à Presidente da Argentina, na cidade de Malvinas, Província de Córdoba, Argentina.


   Sílvia Alvarez e seu filho, Ezequiel Moreno, que sofre de hidrocefalia. Alvarez acusa a exposição contínua a agrotóxicos, por dois abortos e pelo problema de saúde de seu filho.


  Fabian Tomasi, 47 anos, ex-camponês. Fabian era responsável pelo abastecimento dos aviões que transportavam pesticidas para pulverizar as plantações. Hoje, com polineuropatia, Tomasi diz que nunca foi orientado a utilizar qualquer tipo de proteção nem treinado para lidar com pesticidas.


    Aixa Cano, 5 anos, nasceu com sinais peludos por todo o corpo. Segundo os médicos, o problema de Aixa pode estar ligado à exposição de sua mãe a agrotóxicos durante a gravidez.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.